PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Av Raimundo Gonçalves de Oliveira, 217 - Centro - CEP: 59675-000 - GROSSOS/RN
Email: paroquiadegrossos@hotmail.com (84) 3327-2383
Fundada em 30 de maio de 2008

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

“Êxodo 15-18 e o Natal do Senhor”


“Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!”. Lc 2, 10-11.

Neste advento, tempo de espera e preparação para a vinda do Senhor, refletiremos sobre o momento em que o povo de Israel, tendo iniciado a sua trajetória rumo à terra da promessa, encontra várias dificuldades ao atravessar o deserto, lugar em que ocorrerão provações e a tentação de desanimar. Os obstáculos encontrados se transformam em motivos para queixas e murmurações e faz nascer a dúvida na presença de Deus. Mas é no deserto, neste lugar de provações, que o povo experimenta Deus.
Como estudamos no decorrer deste ano e, sobretudo, no mês da Bíblia, ao aprofundarmos Ex 15-18, essa marcha pelo deserto após a saída do Egito é interrompida por um longo episódio que se desenrola no monte Sinai, é nele que o Senhor estabelece uma aliança com o povo e dar-lhes seus mandamentos. Estamos na presença de uma narrativa que é revelação de Deus na vida do seu povo, mais do que um dado histórico.
E através dessa narrativa, somos convidados(a) a continuar seguindo os passos de Israel pelo deserto a fim de compreender como se deu o seu processo de libertação e como se refletiu o projeto de Deus na vida do povo da aliança. No capítulo 18 do livro do Êxodo, acompanhamos a narração do encontro entre Moisés e Jetro. Moisés conta ao seu sogro tudo o que o Senhor fez em favor do povo e como o libertou dos egípcios, fala das dificuldades encontradas, da falta de alimento e de água, das crises, das ameaças de outros povos, e do coração esperançoso do povo que mesmo tendo algumas vezes duvidado, voltou a crer e retomou o caminho confiando na promessa de Deus. E dessa maneira Moisés testemunha a fidelidade de Deus que se manifestou de diversas formas.
Assim como Moisés somos convidados a perceber no decorrer deste ano quais foram as dificuldades que tivemos em nosso caminho, de que modo percebemos a presença de Deus, como ele demonstrou sua fidelidade e seu amor. E, desse modo, ao celebrar o mistério da encarnação no Natal, estaremos preparados para acolher com muita alegria Jesus que vem revelar plenamente o amor de Deus por nós.

O advento é, portanto, um convite a sairmos de nós mesmos e acolher com gratidão e generosidade, Cristo. Assim como o povo de Israel, é preciso ter coragem de abandonar os velhos caminhos, que nos levam à escravidão para oferecer nossa vida ao único e verdadeiro Deus.
Quem atravessa o deserto e experimenta as maravilhas de Deus, sua fidelidade e seu poder libertador, dispõe-se a tomar posse da verdadeira terra prometida. E do mesmo modo que o AT atesta a presença de Deus e a aliança que este faz com os patriarcas e com Moisés, somos convidados a perceber que Jesus, nova e eterna aliança, inaugura o Reino e manifesta o amor misericordioso e fiel de Deus por toda a humanidade.
Celebrar o advento é alegrar-se porque o Reino já começou e podemos ver seus sinais. O advento nos traz a certeza de que as profecias foram cumpridas e de que o Reino está entre nós.

Paulinas Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário